Empório Sório

Sobre nós

As Uvas da Córsega

Elaborados tanto com uvas autóctones, como Vermentinu, Sciaccarrellu e Niellucciu, quanto com uvas clássicas originárias das mais célebres regiões da França, os vinhos corsos vêm surpreendendo os apreciadores de todo o mundo.  

Cultivadas em diferentes tipos de solos como argila, calcário, xisto e granito, em regiões com muitos rios, envolta de mares, e intensa insolação e ventos fortes, as uvas corsas são responsáveis pela produção de vinhos vivos, leves e muito particulares.

Ideais para vinhos frescos e complexos, a uva Vermentinu produz vinhos brancos repletos de sabores e aromas únicos e inconfundíveis. A uva Niellucciu é destinada à produção dos renomados vinhos tintos da região. Vinhos ricos em sabor e em grande parte com alto teor alcoólico, os rótulos feitos a partir dessa uva são de personalidade forte e marcante, aromas intensos e grande tipicidade. Produzidos a partir das uvas Sciaccarrellu, pouco cultivada na região, os vinhos rosés da Córsega, são leves e frescos e ideais para a degustação imediata.

Outras uvas também são usadas na produção dos vinhos como as já conhecidas Muscat, Chardonnay, Pinot Noir, Cinsault e Merlot.

berries.jpg

Os Vinhos

Os mais de 20 rótulos, apenas encontrados no Empório Sorio, são de proveniência extremamente confiável, contando com os maiores e mais renomados produtores da região como o Grupo Uval, responsável por 25% da produção da ilha e 70% das exportações dos vinhos corsos, e a vinícola Domaine Orenga de Gaffory, responsável por vinhos diversas vezes premiados e com grande destaque internacional.

O Grupo Uval, maior produtor de vinhos da ilha, criado por meio da união de pequenos produtores da região em 1975, possui vinhedos que ocupam 2.251 hectares, capazes de produzir sete milhões de litros anuais. Entre os rótulos renomados do grupo estão os premiados Domaine de Lischetto Chardonay (Vinalies de Prata no Concurso Vinalies Internationales – 2005, medalha de prata no Concurso Chardonnay du Monde – 2005, 3 estrelas no Guia Hachette – 2005), Domaine de Saint Antoine (medalha de bronze no Concurso Geral Agrícola – 2006, segundo lugar no Concurso Muscat Du Monde – 2003), Domaine Pasqua Chardonnay (2 estrelas no Guia Hachette – 2006), Terra Mariana Cabernet (medalha de Bronze no Concurso Anivit  – 2005) e o rótulo que acaba de chegar à loja Muscadellu (medalha de prata no concurso Os Melhores Espumantes do Mundo, realizado na École Hôtelière du Lycée Le Castel – 2010).

Cursos

O Empório Sorio também divide sua paixão pelos vinhos corsos com quem quer aprender mais sobre o mundo intrigante dos vinhos da ilha.

Durante todo o ano, Cursos Básicos com aulas semanais sobre a história do vinho, processos de vinificação e diversidade das uvas – sobretudo as originárias da Córsega (Niellucciu, Sciaccarellu e Vermentinu) – conceitos básicos de degustação, harmonização e serviço são ministrados por sommelier especializado e com grande experiência na área. Nas aulas, comidinhas preparadas especialmente pelo Chef Mario Lo Sardo são harmonizadas com os rótulos, mostrando de que maneira unir diferentes pratos a diferentes vinhos.

Quem preferir ter aulas no conforto de casa também pode aproveitar o Sommelier em Casa. Em parceria com o renomado sommelier Rodrigo Santos, os cursos de degustação, palestras e consultorias podem ser feitos com aulas com horário marcado, no local que os alunos preferirem.

As Noites da Córsega acontecem toda última quinta-feira do mês. Nesse dia, degustações e palestras sobre vinhos da Córsega são realizadas regadas a comidas típicas preparadas pelo chef Mario Lo Sardo. Quem participar das Noites da Córsega pode comprar os vinhos da noite com 15% de desconto.

Nossos parceiros nacionais